Precisão e segurança cirúrgica

A implantodontia é sem dúvidas uma das áreas mais inovadoras da odontologia contemporânea. Graças a esta especialidade uma pessoa com perda dentária pode voltar a sorrir, falar e mastigar com qualidade. Isso porque a falta de dente prejudica todas estas funções. Além disso, pode afetar a autoestima.

A colocação de implantes requer um procedimento simples e não leva mais que uma hora. O que torna a cirurgia mais rápida e mais segura é o uso do guia cirúrgico dental, que realizamos aqui na Ágil Imagem. Este dispositivo hoje é uma das técnicas mais sofisticadas durante a instalação de implantes.

O que é e para que serve o guia cirúrgico dental na implantodontia?

O guia cirúrgico é um tipo de molde utilizado pelo dentista durante a instalação de implantes dentários. Graças ao guia cirúrgico o dentista pode visualizar como e onde ficará instalado o implante.

O dispositivo é confeccionado a partir de fotografias da cavidade bucal e impresso em uma máquina 3D. Este guia também serve para auxiliar o dentista no pré e no pós-operatório pois é ele que orienta todos os passos da cirurgia.

Isso acontece porque o dispositivo é feito com material acrílico ou acetato e transparente. Quando é colocado na maxila ou na mandíbula permite que o dentista tenha o molde exato da cavidade bucal. Desta forma, o dentista tem uma orientação de cada etapa do processo. Também faz com que o procedimento seja minimamente invasivo e mais preciso. Isso porque o cirurgião pode calcular toda a angulagem e posicionamento do implante. Por estes motivos, a sua instalação se torna muito mais fácil e segura.

E o melhor é que não há chances de erros pois o guia ajuda o dentista a saber o local exato onde o implante ficará melhor colocado.

Qual é a relação entre o guia cirúrgico e a prótese?

Quem coloca implante dentário precisa também instalar uma prótese. De forma resumida, o implante é um pino de titânio que fica dentro do osso. Ele faz o papel de raiz. A prótese é o substituto do dente, ou seja, a prótese é o dente em si.

Existem diversos tipos de prótese e cada modelo é indicado para uma situação. Uma das mais utilizadas é a coroa de porcelana, feita com material bastante resistente e estético. Existem ainda a overdenture, o onlay cerâmico, a protocolo e as pontes.

Além de facilitar o trabalho do dentista o guia cirúrgico ajuda o protesista a fazer o seu trabalho. Por conta do molde perfeito a prótese é feita com as medidas exatas para se encaixar perfeitamente na cavidade bucal. Depois o guia também pode ser utilizado durante a instalação da prótese.

É possível colocar implante sem o uso do guia cirúrgico?

O guia cirúrgico permite uma cirurgia muito mais segura. O principal motivo é que ele faz com que o implante seja instalado no local correto sem que seja necessário fazer retalhos. Além disso, permite uma melhor execução da prótese.

Um implante mal colocado e uma prótese mal feita podem gerar muitos danos ao paciente. Além do desconforto podem causar dificuldades de mastigação e de fala. Isso sem contar que pode trazer prejuízos estéticos caso traga modificações no encaixe da maxila com a mandíbula. Por isso, pergunte sempre ao dentista se ele utiliza o guia cirúrgico em seus procedimentos.

Compartilhe em sua rede social
Picture of Levando informação e saúde pra você.
Levando informação e saúde pra você.

Aproveite e inscreva-se na nossa Newsletter.
Receberás 1 único e-mail semanal com os 3 posts mais recentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Olá! Posso ajudar?